Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica 2022 acontece na Ciências ULisboa

núvens cósmicas

O encontro realiza-se no edifício C6 da Faculdade, nos dias 5 e 6 de setembro

Telescópio Espacial James Webb

O XXXII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA) terá lugar nos próximos dias 5 e 6 de setembro, na Ciências ULisboa. O evento é organizado pelo Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Astronomia (SPA) e a Ciências ULisboa, e conta com a participação de 46 palestrantes e a apresentação de posters científicos.

O programa completo do evento está disponível no site da SPA.

Para além das várias apresentações durante os dois dias de encontro, são quatro os oradores convidados deste ano, todos eles antigos alunos da ULisboa: No primeiro dia, Nuno Santos, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, apresenta a temática "PoET: a solar telescope for planet hunters"; à tarde, João Alves, professor na Universidade de Viena, apresenta "The 3D motion of the ISM with ESO and ESA telescopes". No segundo dia os convidados são Rosa Doran, Presidente do Conselho Executivo do Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação (NUCLIO), que irá apresentar o tema "The power of collaboration in Astronomy Education", e Vitor Cardoso, investigador no CENTRA, no Instituto Superior Técnico, e no Niels Bohr Institute, traz o tema "The discovery potential of black holes".

O encontro marca um momento importante na história da Astronomia em Portugal. Os quatro oradores convidados foram recentemente distinguidos com prémios nesta área do conhecimento. Nuno Santos, João Alves e Vitor Cardoso, foram premiados com os ERC Advanced Grants, da European Research Council, e Rosa Doran venceu a primeira edição do Prémio de Educação em Astronomia da União Astronómica Internacional.

Os ENAA realizam-se anualmente deste 1991, pela comunidade de investigadores portugueses em Astronomia. Estes encontros têm permitido que a comunidade possa partilhar os resultados do seu trabalho de investigação.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt