Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual

Cientista no laboratório

Esta última edição foi a que registou o menor número de candidaturas apresentadas por investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade e o maior número de contratos, com o cE3c a alcançar o maior número de contratos – quatro

Ciências ULisboa

Em 2022, 134 investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade submeteram candidaturas à 5.ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual: 63 para investigadores juniores, 53 para investigadores auxiliares e 18 para investigadores principais, tendo sido atribuídos 23 contratos de trabalho: dez como investigadores juniores, oito como investigadores auxiliares e cinco como investigadores principais. Estes resultados provisórios foram anunciados no início de agosto pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

O ano passado, 176 investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade submeteram candidaturas à 4.ª edição do referido concurso e foram atribuídos 11 contratos de trabalho. Em 2020, 195 investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade submeteram candidaturas à 3.ª edição do referido concurso e foram atribuídos 16 contratos de trabalho. Em 2018, 209 investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade submeteram candidaturas à 1.ª edição do referido concurso e foram atribuídos 21 contratos de trabalho.

A FCT atribuiu nestes cinco anos um total de 1900 contratos a investigadores doutorados, sendo que em 2022 foram avaliadas 2890 candidaturas e atribuídos 400 contratos de trabalho a investigadores doutorados em todas as áreas científicas, o que representa um investimento financeiro de mais de 120 milhões de euros.

Em quatro edições, 714 investigadores doutorados com ligações a unidades de investigação da Faculdade apresentaram candidaturas, tendo sido atribuídos 71 contratos de trabalho.

Nestas quatro edições, o maior número de candidaturas apresentadas por investigadores doutorados ligados à Faculdade – 133 - diz respeito a cientistas do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), seguindo-se o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) com 99 candidaturas.  O menor número de candidaturas apresentadas nestas quatro edições por investigadores doutorados ligados à Faculdade - uma – diz respeito a investigadores doutorados de três unidades da Faculdade: Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), Centro de Matemática Computacional e Estocástica (CEMAT) e o extinto Centro de Química e Bioquímica (CQB).

Nestas quatro edições, o maior número de contratos atribuídos a investigadores doutorados ligados à Faculdade – 14 – diz respeito a cientistas do MARE, seguindo-se o cE3c com 13 contratos atribuídos. Nestas quatro edições, cinco unidades de investigação da Faculdade não tiveram nenhuma das candidaturas aprovadas pelos seus cientistas: Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações (CEAFEL), CEAUL, CEMAT, CQB e LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre.

Os candidatos são selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por painéis internacionais. A distribuição dos contratos por categoria e por painel científico é proporcional ao respetivo número de candidatos avaliados.

Segundo a FCT, o período de audiência prévia, durante o qual os candidatos não selecionados podem contrapor a avaliação, iniciou-se logo após a divulgação dos resultados da 5.ª edição. O Núcleo de Projetos Nacionais da FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências não tem conhecimento de que tenham sido apresentadas contestações aos resultados. Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa, entre estas e a FCT.

Esta última edição foi a que registou o menor número de candidaturas apresentadas por investigadores doutorados ligados a unidades de investigação da Faculdade e o maior número de contratos, com o cE3c a alcançar o maior número de contratos – quatro.

Este concurso é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt