Este ano são 33 os projetos da Ciências ULisboa aprovados para financiamento da FCT
Já são conhecidos os resultados do Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos de 2022, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Do total de projetos aprovados para financiamento, 33 contam com a participação da Ciências ULisboa, através da FCiências.ID, dos quais 25 são projetos enquanto instituição proponente.
Este ano foram 11 as unidades de investigação da Ciências ULisboa com projetos selecionados neste concurso: Computer Science and Engineering Research Centre (LASIGE), Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), Centro de Química Estrutural (CQE-Ciências), Instituto Dom Luiz (IDL), Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA-Ciências), Grupo de Física-Matemática da Universidade de Lisboa (GFMUL), Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT), Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL).
A nível nacional, foram selecionados 630 projetos para financiamento, representando um investimento de 74,8 milhões de euros, suportado por fundos nacionais através do orçamento da FCT. O concurso da FCT apoia duas tipologias de projetos: de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT), com uma duração de 36 meses e financiamento máximo por projeto de 250 mil euros; e projetos de investigação de caráter exploratório (PeX), com uma duração de 18 meses e financiamento máximo por projeto de 50 mil euros.
Dos 244 projetos submetidos a concurso pela FCiências.ID como instituição proponente ou parceira, 33 foram aprovados. De acordo com o Núcleo de Projetos Nacionais da FCiências.ID, em 2020 e 2021, foram submetidas, respetivamente, 399 e 333 candidaturas, tendo sido aprovadas respetivamente, 23 e 34 candidaturas.
Dos projetos selecionados este ano, 20 são de tipologia IC&DT e 13 são projetos de carácter exploratório. Entre os projetos aprovados estão representados a maior parte dos domínios científicos: Ciências Naturais com dez projetos; Ciências Exatas, com oito projetos; Ciências da Engenharia e Tecnologias, com seis projetos; Ciências Médicas e da Saúde, com três projetos; Ciências Agrárias, com três projetos; Humanidades, com três projetos.