Workshop

Bioinspiration - Quando a Natureza inspira a Humanidade

MUHNAC, Lisboa
Banner do evento

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC) e o Muséum National d'Histoire Naturelle (MNHN), no âmbito da Temporada Cruzada Portugal-França 2022, realizam o workshop “Bioinspiration - Quando a Natureza inspira a Humanidade”.

Este workshop reúne investigadores e outros profissionais franceses e portugueses para um debate sobre o papel da bioinspiração no Design, na Arquitetura e no Planeamento Urbano. Será uma oportunidade para criar pontes entre os dois museus de história natural e especialistas destas disciplinas, promovendo o estabelecimento de sinergias nacionais e bilaterais com a França.

A bioinspiração é a arte de nos inspirarmos na natureza e imitar os seus princípios para criar e inovar, em resposta às necessidades da sociedade e aos desafios das alterações globais. Na natureza encontramos soluções sustentáveis para muitos dos desafios que hoje se colocam ao futuro do planeta - apenas é preciso procurar e saber olhar. A bioinspiração constitui uma oportunidade de criar pontes visíveis entre a biodiversidade e as suas aplicações, contribuindo para a consciência pública do valor desta.

09h30-18h30