O Projeto Soildarity vai organizar um Curso sobre Agricultura de Precisão e Tecnologias de Deteção “in Situ” (Proximal soil sensing technologies for soil fertility assessment). O curso será ministrado pelo MIGAL Institute de Israel e pela Universidade de Gent da Bélgica e decorrerá em Lisboa, nas instalações de Ciências ULisboa e inclui duas saídas de campo.
A agricultura de precisão tem como objetivo aumentar a eficiência, a produtividade e a rentabilidade da produção agrícola, e em simultâneo reduzir os seus impactos ambientais negativos, devido à exata quantificação e aplicação de fertilizantes, sementes ou água. Este Curso pretende demonstrar como funciona um sistema integrado capaz de quantificar as variações espácio-temporais do solo durante o desenvolvimento das culturas, baseado no uso integrado de análises de solo, tecnologias de precisão e de deteção próxima, entre outras, nos domínios da geofísica, raios gama, eletroquímica e ótica. O objetivo do curso é formar ESR, estudantes, técnicos, agricultores e cientistas interessados na agricultura de precisão e na sua relação com a fertilidade do solo, visando aumentar a adoção futura da agricultura de precisão pelos agricultores e atores relacionados.
O curso decorrerá de 09 a 19 de maio de 2022, será ministrado em Inglês e a sua frequência é gratuita. Será uma atividade presencial e incluirá exposições teóricas, desafios práticos e discussões informais. Pode consultar o programa detalhado. O número de participantes é limitado a 20.
Em caso de dúvidas: ccruz@ciencias.ulisboa.pt.