VII Encontro Internacional da Casa das Ciências

Clima e Sustentabilidade

Instituto Superior de Engenharia do Porto
Banner do evento

Estaremos hoje habilitados a prever o impacto da atividade humana no clima e a inferir daí a insustentabilidade do nosso modo de vida? Sendo o problema, pela sua natureza, efetivamente global, poderá o processo democrático num país ou num conjunto de países ter impacto relevante na evolução do planeta?

A Casa das Ciências procura dar aos professores que participam nos seus encontros uma oportunidade para aprofundarem o seu conhecimento em áreas onde a ciência é relevante para a nossa sociedade. Procura dar suporte à sua participação nas discussões em curso na nossa sociedade. Estas discussões no espaço público são frequentemente pouco informadas e mal fundamentadas no conhecimento científico atual. A multidisciplinaridade é a regra, mas o conhecimento multidisciplinar não pode evitar o sólido conhecimento de cada área disciplinar. É este o objetivo das iniciativas da Casa das Ciências.

As alterações climáticas e o seu impacto na sustentabilidade das sociedades humanas são, porventura, o maior problema da humanidade. A complexidade do problema e a incerteza quanto à evolução futura têm permitido posturas públicas contraditórias, invocando-se frequentemente o conhecimento científico de forma totalmente incorreta, mas facilmente aceite por uma população não iniciada nos métodos e na prática da ciência. Professores mais informados vão criar escolas mais ricas na discussão interna e na sua interação com a sociedade circundante. Os professores envolvidos na Casa das Ciências vão ser os motores do desenvolvimento de projetos multidisciplinares com os seus alunos.

A Comissão Científica do evento conta com a presença de vários docentes de Ciências ULisboa (José Francisco Rodrigues, Paulo Emanuel Fonseca e Guiomar Evans).