Astronomy & Astrophysics adere a modelo de ciência aberta

Alunos na biblioteca do C8

O modelo de ciência aberta da A&A foi implementado no passado dia 4 de abril

Ciências ULisboa

“Somos um jornal da comunidade científica, na linha da frente a criar a era da ciência aberta, e agora pioneiros numa transição inovadora para acesso aberto sem custos de publicação para os investigadores dos 27 países membros da A&A.”
André Moitinho de Almeida

Os artigos da revista Astronomy & Astrophysics (A&A), uma das principais revistas científicas de Astronomia do mundo, já são publicados em acesso aberto, através do subscribe-to-open (S2O), um modelo de ciência aberta por assinatura.

“Há mais de 50 anos, a A&A publica conteúdo científico pioneiro e revisto por pares. Somos um jornal da comunidade científica, na linha da frente a criar a era da ciência aberta, e agora pioneiros numa transição inovadora para acesso aberto sem custos de publicação para os investigadores dos 27 países membros da A&A”, diz André Moitinho de Almeida, presidente do Conselho Administrativo da A&A, professor do Departamento de Física da Ciências ULisboa, e coordenador do grupo Scientific and Space Instrumentation and Modeling do Centro de Astrofísica e Gravitação (CENTRA).

O modelo de ciência aberta da A&A foi implementado no passado dia 4 de abril, mas já havia sido anunciado em outubro de 2021. Os autores da revista mantêm os direitos autorais.

“Ao eliminar as barreiras financeiras à publicação e à leitura numa das revistas de maior impacto da área, amplificamos a difusão e impacto da ciência produzida e de todo o investimento humano e material que a tornou possível”, conclui André Moitinho de Almeida.

GJ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt