Opinião

Sabia que o portal atual tem perto de 1000 páginas?

Mesa de trabalho com computador e utilizador

O estudo irá permitir avaliar uma nova proposta de organização da informação do portal da Faculdade

Pexels
Carlos Duarte
Carlos Duarte
Imagem cedida por CD

Qualquer membro da comunidade de ciências, e não só, já foi “vítima” do nosso portal. Todos terão tido um ou mais episódios de frustração em que não conseguiram encontrar aquela página que tinham consultado “no outro dia”, não foram capazes de encontrar o contacto da pessoa com quem precisavam mesmo falar, ou em que a pesquisa não encontrou o documento que teria de certeza o texto que pesquisámos.

A boa notícia, para todos nós, é que a Direção da Faculdade decidiu investir na atualização do seu portal. Este projeto consiste em duas etapas: o redesenho do portal e a implementação desse novo desenho. É com muito prazer que posso dizer que a primeira fase está a ser feita com a “prata da casa”, num esforço conjunto entre a Direção, a Direção de Serviços Informáticos, o Gabinete de Gestão de Informação e o Departamento de Informática.

Sabia que o portal atual tem perto de 1000 páginas? Nesta etapa começamos por arquitetar a melhor forma de organizar toda a informação e definir os nomes das páginas de modo a que sejam mais facilmente encontradas. Numa fase posterior iremos modernizar a imagem do portal, reforçando a preocupação de facilitar o acesso à informação por todos.

Não há dúvidas que não há ninguém melhor do que os utilizadores do portal para ajudar a melhorá-lo. É por isso que pedimos a vossa participação num breve estudo (que vos roubará menos de dez minutos) e que irá permitir avaliar uma nova proposta de organização da informação do portal da Ciências ULisboa. Como bónus, terão a oportunidade de desabafar sobre tudo aquilo que não gostam no atual!

Carlos Duarte, professor Departamento de Informática Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt