Lançamento do Projeto "O Oceano do [meu] futuro"

Colégio Valsassina, Lisboa
Mar
Photo by Shifaaz shamoon on Unsplash

O Projeto “O Oceano do [meu] futuro” é promovido pela Fórum Oceano, entidade gestora do Cluster do Mar Português, sendo uma parceria entre Ciências ULisboa, Colégio Valsassina, MARE StartUp, MARE e o Cluster Norueguês GCE Ocean Technology.

O Oceano do [meu] futuro

Este projeto pretende sensibilizar alunos do ensino secundário, em particular do 12.º ano, para os diferentes setores da Economia Azul, estimulando o interesse pelas carreiras ligadas ao Mar. Profissionais qualificados nestas áreas são fundamentais para que seja construído um caminho sólido na utilização eficiente e sustentável dos recursos marinhos, garantido o futuro do Planeta e do Oceano, e respondendo aos desafios da digitalização, descarbonização e circularidade.

As atividades a desenvolver no âmbito do projeto promoverão o empreendedorismo azul, divulgarão oportunidades de emprego e de negócio que poderão surgir no futuro na área do Mar, e oferecerão formação aos professores para que possam dinamizar estes temas junto dos alunos e apoiá-los no desenvolvimento dos seus projetos finais.

Os alunos e professores participantes contactarão com profissionais dos mais variados setores da economia azul e visitarão empresas e infraestruturas do setor.

O evento contará com a presença de Sandra Silva (Diretora de Serviços de Programação da DGPM, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul - EEA Grants 2014-2021), Ruben Eiras (Secretário-geral da Fórum Oceano), João Gomes (Colégio Valsassina) e José Guerreiro (em representação de Ciências ULisboa, da MARE StartUp e do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente).

12h00-13h30