Curso

Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal

MUHNAC, Lisboa
Imagem ilustrativa do curso (peixes)

O Curso de Identificação de Peixes dos Ecossistemas Fluviais de Portugal realiza-se anualmente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, lecionado por vários investigadores nacionais com uma elevada experiência acumulada nas últimas décadas.

Este curso intensivo, com duração de uma semana (33 horas), tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as comunidades de peixes existentes nos ecossistemas fluviais Portugueses. O curso tem uma forte componente prática (13 horas de laboratório e 7 horas de campo), formando os participantes para conhecer e aprender a identificar as 62 espécies nativas e exóticas encontradas nos nossos rios e barragens. Os participantes terão uma saída de campo aprendendo várias técnicas de amostragem e uma visita ao Fluviário de Mora.

Os peixes dulciaquícolas e migradores constituem o grupo de vertebrados mais ameaçados de Portugal, existindo falta de conhecimento que leve à correta identificação das diferentes espécies, bem como da sua área de distribuição. Esta informação é essencial para uma gestão eficaz, para a melhoria de ações de fiscalização por parte das autoridades competentes e para a tomada de medidas adequadas de conservação deste grupo. De referir que não existem quaisquer guias de identificação atualizados, que este grupo tem sido alvo de constantes revisões taxonómicas com implicações na distribuição das espécies nativas, e que dada constante chegada de novas espécies exóticas a Portugal torna a sua identificação essencial.

Inscrições até 06 de outubro de 2021.