Debate

Salvar a biodiversidade: ainda vamos a tempo?

Praça da Fundação - Feira do Livro de Lisboa
Informações úteis relacionadas com o evento (título, data, hora, organizadores)

O debate inclui a apresentação do livro “Riscos Globais e Biodiversidade”, da autoria de Maria Amélia Martins-Loução (Ciências ULisboa).

Vários trabalhos científicos e relatórios internacionais denunciam que se assiste hoje a uma extinção em massa inédita no planeta. E que grande parte dos riscos globais se deve à sobre-exploração dos recursos naturais provocada pelo aumento da população mundial.

A autora conversa com a geógrafa Maria José Roxo sobre a perda de biodiversidade e a sua ligação às alterações climáticas, num debate moderado pelo jornalista José Vítor Malheiros.

A gravação do debate será posteriormente disponibilizada.


Riscos Globais e Biodiversidade

Capa do livro "Riscos Globais e Biodiversidade"

Sabia que vários trabalhos científicos e relatórios internacionais denunciam que se assiste hoje a uma extinção em massa inédita no planeta? E que grande parte dos riscos globais se deve à sobre-exploração dos recursos naturais provocada pelo aumento da população mundial?

O presente ensaio defende que a perda de biodiversidade é ainda mais alarmante do que as alterações climáticas. Sob este prisma, e porque está tudo interligado, relembra e relaciona alguns conceitos sobre o metabolismo energético e as mudanças no clima, a escassez de reservas e o excesso populacional. É uma chamada de atenção, esclarecedora e firme, sobre a urgência em olhar a biodiversidade e a sua conservação como medida de travagem dos riscos planetários que o Homem induziu ao longo da sua evolução.

19h00
FFMS - Fundação Francisco Manuel dos Santos