Desenvolvimento de viveiros de espécies dunares

ICNF e Ciências ULisboa assinam contrato de cooperação

Dunas Monte Gordo

O contrato visa criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares em Monte Gordo

Unsplash - Márcio Azevedo

Curiosidades sobre o valor ecológico dos ecossistemas dunares

As dunas são sistemas arenosos dinâmicos expostos à ação direta do mar e do vento, sendo fundamentais para travar o avanço do mar, atuando como barreiras naturais. Os sistemas dunares são ecossistemas únicos, de grande valor ecológico, possuindo ainda um grande valor turístico. No entanto, encontram-se entre os habitats mais degradados e ameaçados no âmbito europeu. A consolidação das areias para a formação das dunas é feita graças à vegetação natural, capaz de se adaptar a esse meio hostil, constituindo uma barreira física de proteção das zonas interiores, principalmente em relação aos ventos e a salsugem. Essa interação entre a flora e a areia é o fator determinante para a formação e manutenção das dunas.

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Ciências ULisboa assinaram recentemente um contrato de cooperação para desenvolvimento de viveiros de espécies dunares, com o objetivo de agilizar os requisitos e os planos técnicos para a requalificação dos viveiros de espécies florestais autóctones; implementar as condições técnicas para o desenvolvimento de um viveiro de plantas dunares autóctones e as condições laboratoriais para apoio técnico e desenvolvimento de técnicas de reprodução vegetativa e seminal em espécies de difícil sucesso; criar um centro interpretativo de ecossistemas dunares nas instalações do Viveiro Florestal de Monte Gordo (VFMG) , sob gestão do ICNF, de modo a incentivar o conhecimento ecológico e o valor dos ecossistemas dunares, bem como a literacia e cidadania ambiental.

Os viveiros têm um papel fundamental na preservação dos ecossistemas, contribuindo para a manutenção da flora autóctone. A utilização da flora nativa é uma enorme vantagem, já que estas espécies são mais tolerantes a condições extremas de falta de água, fogos e pragas. A atividade viveirista de produção de espécies florestais no ICNF está a ser feita essencialmente em quatro viveiros, licenciados como fornecedores de materiais florestais de reprodução e também para produzirem ornamentais, um desses viveiros é o VFMG.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Leia a notícia publicada no site da RTP e ouça as declarações de Cristina Máguas, professora do Departamento de Biologia Vegetal e coordenadora do cE3c, no Jornal da Tarde da RTP1 do passado dia 11 de agosto, sobre a referida cooperação.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt