Exposição

Tipografia Matemática Portuguesa 1496-1987

Moinho do Papel, Leiria
Capa do Caderno da Exposição

Com mais de cinco séculos de história, a tipografia em Portugal encerra tesouros desconhecidos, entre os quais, com os seus símbolos especiais, as suas tabelas e as suas ilustrações, se inclui a tipografia matemática. Na cidade de Leiria, há 525 anos publicou-se o Almanach Perpetuum, o primeiro livro científico da imprensa portuguesa, o qual foi instrumental para a navegação na era dos descobrimentos.

Até à publicação, exatamente 500 anos após o primeiro livro impresso em Portugal, do primeiro volume de Portugaliae Mathematica composto eletronicamente em TeX, esta exposição inédita, com 32 obras significativas, percorre a História das Ciências Matemáticas em Portugal, passando pela engenharia militar, essencial nas guerras da Restauração, pela Reforma dos Colégios, Academias e Universidades e ainda pela investigação científica contemporânea.

José Francisco Rodrigues
Comissário Científico e Museológico

 

Consultar o Catálogo da Exposição


A inauguração decorre no dia 02 de julho de 2021, pelas 17h00, e conta com a presença do Ministro da Ciência e do Ensino Superior. A exposição estará patente ao público até 31 de outubro de 2021.

No dia 01 de julho, pelas 15h00, José Francisco Rodrigues apresenta na Academia de Ciências de Lisboa a comunicação, relacionada com a exposição, Uma Brevíssima História da Matemática em Portugal através da Tipografia Portuguesa (mais informações e transmissão online em http://www.acad-ciencias.pt/agenda/evento/707).