BioBlitz no Museu de Lisboa

Palácio Pimenta, Lisboa

Os jardins do Palácio Pimenta vão ser transformados num grande campo de estudo durante um dia. Pelo segundo ano consecutivo, será medida, em conjunto, a biodiversidade existente da forma mais simples: contando e identificando as espécies animais e vegetais presentes, acompanhados por cientistas.

Além de ter um propósito científico útil, o BioBlitz é também um momento lúdico e de aprendizagem para os participantes que assim têm oportunidade de conviver e trabalhar ao lado de verdadeiros cientistas e especialistas na biodiversidade nacional e aprender a identificar algumas espécies.

Durante a atividade, os participantes fotografam as suas «descobertas» com os seus smartphones. Depois, recorrendo aos especialistas e à app da BioDiversity4All, faz-se o reconhecimento das imagens capturadas. Os participantes ficam assim capacitados e incentivados a contribuírem para o registo da biodiversidade nacional, mesmo depois da atividade.

A iniciativa conta com a presença de investigadores do cE3c, do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, da Tagis e da Sociedade Portuguesa de Botânica.