Webinars

A Universidade de Lisboa à Procura de Respostas para o Cancro

Evento online
Título e imagem ilustrativa do evento

Eventos no âmbito da redeSAÚDE, uma das Redes Temáticas Interdisciplinares da ULisboa.

A inscrição é gratuita, mediante inscrição prévia:


O Cancro é uma doença que atravessa com enigmas e impacto os doentes e a sociedade.

Todos os anos, 3,5 milhões de pessoas na União Europeia são diagnosticadas com cancro e 1,3 milhões morrem desta doença. Se não houver uma inversão da tendência atual, o Cancro será a principal causa de morte na União Europeia.

A União Europeia assume como objetivo a diminuição da mortalidade por Cancro, sendo esta uma prioridade para as políticas de saúde concretizada num plano adotado pela Comissão Europeia em fevereiro de 2021.

Um aliado importante para o sucesso deste programa será o aumento do conhecimento sobre a natureza do Cancro e sobre a capacidade de intervenção em todas as fases da história natural desta doença, desde a prevenção, ao tratamento e à recuperação do cidadão. No Cancro, a investigação terá de ser necessariamente multidimensional e integrada para ser mais eficaz.

Os webinars têm o objetivo de partilhar com a sociedade civil alguns dos contributos que a ULisboa tem dado para encontrar respostas para este tema.

Os exemplos do que se faz entre nós correspondem a alguns dos temas mais interessantes para quem investiga em Cancro: desde a prevenção e deteção precoce do cancro, ao conhecimento da história natural desta doença em animais que partilham muitos dos nossos hábitos de vida e até à compreensão científica da importância do exercício físico na prevenção e tratamento do cancro, são temas que serão discutidos no primeiro webinar.

Na sequência da primeira sessão no dia 23 de junho, decorrerá um segundo webinar no dia 30 de junho com outros temas pertinentes: a especificidade do tratamento dos tumores cerebrais (cada vez mais frequentes); as expectativas criadas pela nanotecnologia no desenvolvimento de novas terapêuticas e, por fim, como a Inteligência Artificial se tornará num instrumento muito útil para personalizar as opções de tratamento.

Falaremos do que fazemos e das questões que procuramos responder. Queremos conhecer como nos entendem e nos desafiam a novas perguntas.

A redeSAÚDE visa contribuir para o desenvolvimento da interface entre a Ciência e as Políticas Públicas, estimulando a ação colaborativa para dar resposta a objetivos nacionais e internacionais, através de uma rede estratégica de parcerias na área da Saúde e da participação em plataformas externas, nomeadamente no “Lisbon Living+” e “EIT Health”.

17h00-19h00