Conferência

Caminhos do Conhecimento - A relevância da sociedade para a ciência

Evento online

O papel da ciência na sociedade tornou-se mais visível do que nunca no ano que passou, e tem sido objeto de amplo debate. Já a forma como a sociedade contribui para o avanço da ciência e, em geral, do conhecimento, tende a passar despercebida.

Os cidadãos votam, manifestam-se nas redes sociais e fazem escolhas: têm, portanto, o poder de apoiar políticas públicas que promovam ou dificultem o avanço do conhecimento. O Pacto Ecológico Europeu baseia-se no conhecimento científico mais atual e pressupõe uma ampla adesão dos cidadãos.

O painel de convidados da Conferência “Caminhos do Conhecimento - A relevância da sociedade para a ciência”, numa celebração antecipada do Dia Nacional dos Cientistas, conta com a presença de Manuel Heitor (Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), Alexandre Quintanilha (cientista e deputado da Assembleia da República), Elvira Fortunato (Universidade NOVA de Lisboa e CENIMAT), Helena Canhão (co-fundadora da Patient Innovation), Nuno Ferrand (Museu de História Natural da Universidade do Porto) e dos diretores dos principais museus e centros de ciência da Europa.

Os alunos da Escola Ciência Viva terão neste dia um "Encontro com o Cientista" Pedro Abreu, do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Ao longo do programa será também dada a palavra a vários jovens apaixonados pela ciência: é o Ciência Viva TimTine!

10h00-16h30
Ciência Viva / Ecsite - Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência