“O projeto contribuirá para programas doutorais já existentes", diz José Afonso
O SKIES está a ser implementado na África do Sul, Alemanha, Países Baixos, Polónia e Portugal, alcançando 500 estudantes e jovens investigadores, dos quais cerca de 40 em Portugal. Inclui também um programa de formação de formadores, que irá capacitar equipas em cada país parceiro com o conhecimento e ferramentas necessários para continuar o programa para além da duração do SKIES. Os recursos da formação serão disponibilizados online num mOOC (mini Online Open Course) para apoiar os parceiros, mas também outras organizações que pretendam implementar o programa. Através de parceiros na academia e indústria, o projeto irá complementar o treino académico com o desenvolvimento de módulos de formação em ciência aberta, investigação e inovação responsáveis (RRI), inovação e empreendedorismo, além de um programa de gestão de carreira e mentoria.
O projeto SKIES (SKilled, Innovative and Entrepreneurial Scientists), iniciado em março passado e com a duração de 18 meses, pretende fornecer a estudantes de doutoramento e jovens investigadores doutorados na área da Astronomia um conjunto de competências ao nível da ciência aberta, inovação e empreendedorismo.
O projeto financiado pelo Programa Horizonte 2020 envolve cinco países, incluindo Portugal, onde é coordenado pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Os módulos de formação serão desenvolvidos pelo Gabinete Europeu de Astronomia para o Desenvolvimento da União Astronómica Internacional (IAU E-ROAD), sediado na Universidade de Leiden, em colaboração com o Centro Erasmus para o Empreendedorismo, a Stichting dotSPACE e as instituições parceiras de ensino superior e investigação em astronomia dos cinco países envolvidos.
De acordo com José Afonso, coordenador do IA e responsável pelo programa de Doutoramento em Astronomia e Astrofísica da Ciências ULisboa, “o projeto contribuirá para programas doutorais já existentes, não só trabalhando diretamente com estudantes de doutoramento e investigadores jovens, capacitando-os para um ainda maior contributo para a sociedade e a economia, na academia e fora dela, mas também contribuindo para o desenvolvimento de práticas de ensino que possam perdurar muito para além da vida do projeto”.