Crónicas em Ciências

Mostrar biodiversidade numa sala fechada?

Exposição Variações Naturais – uma viagem pelas paisagens de Portugal

A ideia foi mesmo criar, num espaço fechado, um ambiente sensorialmente apelativo e uma atmosfera de descoberta – quase um jogo – onde se encontram espécies de animais, plantas, fungos e se revelam as relações entre eles, com o seu meio e connosco

CML

Informe-se sobre os horários e marque a sua visita à exposição. Enquanto isso não acontece, saiba mais sobre o museu na visita interativa.

O desafio de fazer uma exposição sobre os ecossistemas mais emblemáticos de Portugal e a biodiversidade que contêm pode, à partida parecer um contrassenso. Mas foi esse o desafio colocado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) como parte do programa de celebração de Lisboa Capital Verde Europeia 2020.

A ideia foi mesmo criar, num espaço fechado, um ambiente sensorialmente apelativo e uma atmosfera de descoberta – quase um jogo – onde se encontram espécies de animais, plantas, fungos e se revelam as relações entre eles, com o seu meio e connosco. O desejo, claro, é que a experiência da visita se revele insuficiente – ou, pelo menos, que promova um grau de curiosidade tal que só possa ser satisfeita visitando os ecossistemas reais.

O desafio foi aceite por uma equipa que integra membros da CML, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e, pela ULisboa, investigadores e técnicos de Ciências e do Museu Nacional de História Natural e Ciência (MUHNAC). O comissariado científico e os textos foram liderados por investigadores do cE3c a que se juntaram mais de seis dezenas de investigadores especialistas, sobretudo da Ciências ULisboa– nomeadamente cE3c, MARE, IDL, BioISI– mas também de diferentes instituições do país, contribuindo com ideias e assegurando o rigor científico.

Enfrentamos uma crise ambiental sem precedentes na história da humanidade e uma peça fundamental da mobilização dos cidadãos para as mudanças que é necessário fazer é justamente conhecer o que estamos em risco de perder. Daí este passeio impossível: num par de horas, viajar de norte a sul de Portugal continental e insular, subir a uma montanha, descer a uma gruta, atravessar uma planície, mergulhar no Atlântico…

Após 18 meses de desenvolvimento de projeto e montagem, Variações Naturais – uma viagem pelas paisagens de Portugal abriu portas ao público em novembro passado e vai estar em exibição até 25 de novembro de 2022.

Boa viagem!

Filipa Vala (Textos da exposição) e Cristina Branquinho (Comissária da exposição), DBV e cE3c Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt