Rafael Santana Nunes, Diogo Vila Viçosa e Paulo J. Costa publicam no Journal of the American Chemical Society

Fenómeno descrito no artigo pode ser determinante para a eficácia terapêutica de fármacos

Representação de uma bicamada fosfolipídica usada como modelo de uma membrana celular (à esquerda); representação de uma ligação de halogéneo (a amarelo) efetuada entre um átomo de bromo e um átomo de oxigénio de um fosfolípido (à direita)

Figura cedida pelos autores

Investigadores do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) da Ciências ULisboa conseguiram demonstrar que moléculas halogenadas interagem com membranas biológicas por via de ligações de halogéneo, um fenómeno que pode ser determinante para a eficácia terapêutica de fármacos, anuncia a Faculdade em comunicado de imprensa.

Os resultados deste estudo foram publicados no Journal of the American Chemical Society, um dos mais conceituados na área da Química multidisciplinar. O artigo “Halogen Bonding: An Underestimated Player in Membrane–Ligand Interactions” é da autoria de Rafael Santana Nunes, Diogo Vila Viçosa e Paulo J. Costa.

“Esta descoberta poderá ter implicações relevantes na área da investigação e desenvolvimento de fármacos, possibilitando a utilização deste tipo de fenómeno na maximização da permeabilidade membranar de moléculas com interesse terapêutico, bem como permitindo o aperfeiçoamento de modelos computacionais que fazem a previsão da permeabilidade e/ou toxicidade de compostos halogenados.“
Paulo J Costa, investigador do Departamento de Química e Bioquímica da Ciências ULisboa e do BioISI