Conversas a propósito de...

Primeiro Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental

Evento online
Imagem ilustrativa do evento, acompanhada da respetiva data e hora

Para assinalar o lançamento do primeiro "Guia de Peixes de Água Doce e Migradores de Portugal Continental", foram convidadas a Professora Maria João Collares-Pereira, coordenadora do projeto e a Investigadora Maria Judite Alves, um dos coautores, para uma conversa.

O guia, surge numa altura em que o agravamento das pressões sobre os ecossistemas fluviais em Portugal e em toda a região mediterrânica, devido à destruição de habitats, à introdução de espécies exóticas e às alterações climáticas, entre outras, requer a mobilização de todos. Nele são abordados vários temas, desde os vários tipos de ecossistemas fluviais às características particulares dos peixes que neles habitam e ao valor que possuem no contexto científico, histórico, ornamental e cultural. Inclui a descrição de todas as espécies nativas residentes, migradoras e visitantes marinhas conhecidas à data, bem como das espécies exóticas presentes nos rios e albufeiras nacionais, num total de 62 espécies.

Com: Maria João Collares-Pereira (Professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - cE3c) e Maria Judite Alves (Investigadora e Subdiretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Moderação: Marta Lourenço (Diretora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência).

Transmissão em direto no canal de YouTube do MUHNAC

17h00