Criar meios de comunicação tecnológicos inclusivos

LEAD-ME COST

Carlos Duarte: “Este é o grande desafio do mercado único digital europeu”

Telemóvel e teclado

A ação LEAD-ME COST criará um ambiente colaborativo onde as pessoas e as ideias podem crescer em torno da questão central da acessibilidade aos meios de comunicação. Carlos Duarte é membro do comité de gestão desta ação

Unsplash - Charles Deluvio

COST é um programa de financiamento da União Europeia que permite aos investigadores estabelecerem redes de investigação interdisciplinares, dentro e fora da Europa. Financia a organização de conferências, reuniões, escolas de formação prática, intercâmbios científicos curtos ou outras atividades de rede numa ampla gama de tópicos científicos.

Uma mudança cultural e a criação de uma nova mentalidade na conceção de ferramentas para atividades profissionais e privadas para todos os cidadãos europeus, na posse das suas totais capacidades ou com alguma limitação, é o objetivo da ação LEAD-ME COST.

“Este é o grande desafio do mercado único digital europeu, por forma a evitar uma maior fragmentação no cenário europeu da acessibilidade digital”, salienta Carlos Duarte, professor do Departamento de Informática, investigador do LASIGE Ciências ULisboa e membro do comité de gestão desta ação, que reúne peritos europeus de diferentes origens para partilhar preocupações e experiências, visando a promoção de iniciativas inovadoras, através da Inteligência Artificial e de tecnologias interativas, que possam ajudar as instituições europeias a cumprir as obrigações legais relativas à acessibilidade dos média digitais.

A ação LEAD-ME COST criará um ambiente colaborativo onde as pessoas e as ideias podem crescer em torno da questão central da acessibilidade aos meios de comunicação. Investigadores, engenheiros, académicos, empresas e legisladores querem implementar uma plataforma comum e única que recolha, crie, partilhe e divulgue tecnologias e soluções inovadoras promovendo as melhores práticas e diretrizes nesta área. Esses contributos irão corroborar as atuais normas ou despoletar nova legislação.

O lançamento oficial desta ação, que tem a duração de quatro anos, ocorreu em outubro passado. A LEAD-ME COST é presidida por Pilar Orero, da Universitat Autònoma de Barcelona, em Espanha. O vice-presidente é Robin Ribback, da IPmedia, na Alemanha. Carlos Duarte é um dos representantes portugueses desta ação, entre os 28 países europeus ou associados participantes.

ACI com LASIGE Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt