Opinião

“Alterações Climáticas Desafios para Portugal depois do Acordo de Paris”

Pormenor da capa do livro

O livro reúne um conjunto de textos resumo das apresentações feitas a conferência “COP 21 Desafios para Portugal Depois da Conferência de Paris” ocorrida na Faculdade em 2016

Imagem cedida por JAS - Pormenor da capa do livro
José Almeida Silva
José Almeida Silva
Imagem cedida por JAS

Em abril de 2016 realizou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa a conferência “COP 21 Desafios para Portugal Depois da Conferência de Paris”. Tendo como pano de fundo o Acordo de Paris então recentemente aprovado, procurou-se fazer uma discussão abrangente do problema das alterações climáticas e analisar os desafios específicos para Portugal. Esta conferência contou com a participação de especialistas de áreas de estudo muito diversas, desde a climatologia e engenharia eletrotécnica à sociologia e economia. Os vários painéis temáticos examinaram, por um lado, a necessidade de adaptação às mudanças climáticas já em curso e, por outro lado, o imperativo da redução das emissões de gases com efeito de estufa associadas à atividade humana, de forma a mitigar estas mudanças climáticas.

O livro “Alterações Climáticas Desafios para Portugal depois do Acordo de Paris” agora publicado, reúne um conjunto de textos resumo das apresentações feitas nesta conferência. O livro está dividido em quatro partes, a primeira analisa o tema das alterações climáticas, a segunda centra-se sobre urbanismo e mobilidade, a terceira foca-se sobre o tema da energia e, finalmente, a quarta discute as implicações para a economia e sociedade das transformações que irão ter lugar.

O livro pretende mostrar a diversidade temática associada ao problema das alterações climáticas, e fornecer ao leitor interessado uma fonte acessível e em português, que lhe permita ficar a par dos desenvolvimentos mais recentes nas diferentes áreas abordadas.

Nota da redação: José Almeida Silva é o coordenador da obra que foi apresentada durante a Noite Europeia dos Investigadores, ocorrida a 27 de novembro de 2020.

Capa do livro

José Almeida Silva, DEGGE e IDL Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt