Portugal apresenta uma elevada riqueza de paisagens, valores naturais e biodiversidade. Essa diversidade é resultante da interação entre o clima, geologia e relevo, e acompanhada de enorme diversidade cultural. A exposição Variações Naturais dá a conhecer e a sentir esta diversidade, através da representação das principais paisagens e áreas protegidas nacionais, oferecendo aos visitantes uma viagem impossível: conhecer os principais ecossistemas portugueses, “reunidos” em 1200m2. Nesta experiência imersiva, em que todos os sentidos são convocados, os viajantes sobem a uma montanha, descem a uma gruta e mergulham nas profundezas oceânicas. Os visitantes passeiam encontrando plantas, animais e fósseis, escutando lendas e descobrindo relações entre espécies, pessoas e paisagens que vão da simples partilha de um espaço comum à predação, e da culinária à literatura.
A exposição reparte-se por dez áreas principais correspondendo a dez ecossistemas: urbano, montanhoso, florestal (incluindo bosque, montado e estepe), maciços calcários (incluindo grutas), sistemas aquáticos (águas rápidas, águas lentas, paul), estuário, costa arenosa, costa rochosa, oceanos e ecossistemas insulares, com enfoque nos Açores e na Madeira. As áreas da exposição são definidas combinando estruturas cenográficas, fotografia, vídeo e áudio com espécimes e modelos biológicos de mais de 140 espécies.
Ao longo da exposição vão-se identificando, em mapas, os Parques Naturais e outras áreas protegidas onde se encontra cada ecossistema. No final, um expositor interativo permite explorar estas áreas de forma mais detalhada, convidando a visitas reais.
Comissariado: Cristina Branquinho (Ciências ULisboa).
Exposição patente ao público a partir de 25 de novembro de 2020.
Ver também: