Semana Mundial do Espaço 2020

Próxima paragem: Lua

Evento online
Logótipo da Semana Mundial do Espaço 2020, acompanhado da respetiva data e logótipos das entidades intervenientes

Rui Agostinho (Ciências ULisboa), astrofísico e coordenador da Semana Mundial do Espaço 2020, fala-nos sobre a importância de olhar e explorar o espaço, do desenvolvimento tecnológico e dos sonhos que comandam o progresso científico.

Transmissão em direto no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Ver também: inscrições na sessão presencial


Semana Mundial do Espaço é celebrada todos os anos de 4 a 10 de outubro. Foi instituída pela Organização das Nações Unidas, para assinalar "as contribuições da ciência e tecnologia espaciais para a melhoria da condição humana".

Em todo o mundo são organizados milhares de eventos por agências espaciais, empresas aeroespaciais, instituições de Astronomia, museus de ciência e tecnologia. Em 2019 foram reportados mais de 8000 eventos (um recorde!) realizados em 96 países.

Este ano, a Semana Mundial do Espaço é dedicada aos satélites e os seus benefícios para a sociedade, tendo como lema "Os satélites melhoram a vida". Das comunicações à monitorização ambiental, transportes, ciência ou medicina, são muitas as áreas onde notamos a extraordinária importância dos satélites nas nossas vidas.

16h00