Ciências ULisboa: Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior 2020/2021

Mais de 1000 colocados

Nota máxima de candidatura para Matemática Aplicada

Última Revisão —
Campus da Ciências ULisboa

Este ano quase seis mil candidatos concorreram aos cursos da Faculdade, cerca de mil como 1.ª opção. O número de vagas aumentou na maioria dos cursos, assim como as notas dos últimos alunos colocados nesta 1ª fase

Ciências ULisboa

"Fomos mais uma vez escolhidos por uma parte significativa dos melhores alunos do país. É disso prova a competitividade da nossa formação, que coloca oito dos 16 cursos que oferecemos, como aqueles com a nota mínima de acesso mais alta de entre os seus congéneres no país."
Pedro Almeida

As inscrições referentes à 1.ª fase do CNA decorrem de 28 de setembro a 2 de outubro. Ciências ULisboa disponibiliza uma equipa de apoio às inscrições disponível para esclarecer à distância as dúvidas durante esta fase. Este serviço funciona entre as 09h00 e as 17h00 nos dias das inscrições, através do n.º de telefone 217 500 775. Para questões relacionadas com credenciais/SMS, os candidatos podem enviar mensagem para
suporte@ciencias.ulisboa.pt. As aulas começam a 6 de outubro.
As inscrições na licenciatura em Estudos Gerais ocorrem na Faculdade de Letras da ULisboa. Este ano também preencheu a totalidade das vagas, com 70 alunos colocados.

Ciências ULisboa volta a preencher a totalidade das vagas, no âmbito da 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao ensino superior: 1001 candidatos conseguiram colocação nas 13 licenciaturas e nos três mestrados integrados desta faculdade, 449 como 1.ª opção.

Este ano quase seis mil candidatos concorreram aos cursos da Faculdade, cerca de mil como 1.ª opção. O número de vagas aumentou na maioria dos cursos, assim como as notas dos últimos alunos colocados nesta 1ª fase. A nota máxima de candidatura – 197,5 - corresponde a um candidato colocado no curso de Matemática Aplicada. Quanto à nota mínima de candidatura pelo contingente geral - 123,0 - diz respeito a um candidato colocado no curso de Engenharia Geoespacial.

Biologia e Engenharia Informática continuam a ser os cursos de Ciências ULisboa com maior procura – 1174 e 1148 candidatos - e com maior número de vagas – 187 e 115. Dos 195 candidatos colocados em Biologia, 135 escolheram este curso como 1.ª opção. Por sua vez, Engenharia Geoespacial, o curso com menos vagas – 20 -, foi procurado por 81 candidatos, 20 conseguiram colocação, quatro deles como 1.ª opção.

Ciências ULisboa: Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior 2020/2021

Escolas de proveniência dos candidatos colocados -Top 10

Escola Secundária António Damásio
Escola Secundária José Saramago, Mafra
Escola Secundária de José Gomes Ferreira
Escola Secundária Sebastião e Silva
Escola Secundária Vergílio Ferreira
Escola Secundária Rainha D. Leonor
Escola Secundária Santa Maria de Sintra
Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco
Escola Secundária Camões
Escola Secundária Gago Coutinho

Em relação aos alunos colocados, nesta 1.ª fase, 53,85% são do género masculino e 46,15% do género feminino, provenientes a maioria dos distritos de Lisboa – 621 - e de Setúbal - 153.

A Sessão de boas-vindas aos novos alunos 2020/2021 acontece no próximo dia 9 de outubro, no Grande Auditório da Faculdade, localizado no edifício C3, piso 2, em três sessões e contará com a presença de Luís Carriço, diretor da Ciências ULisboa. Algumas sessões de acohimento também acontecem a 6 e 8 de outubro.

“Num tempo em que a ciência revitaliza o seu papel como motor da racionalidade em face das ameaças com que temos sido confrontados, a Faculdade de Ciências orgulha-se pela contribuição que dá à sociedade. Fomos mais uma vez escolhidos por uma parte significativa dos melhores alunos do país. É disso prova a competitividade da nossa formação, que coloca oito dos 16 cursos que oferecemos, como aqueles com a nota mínima de acesso mais alta de entre os seus congéneres no país. Para além disso, cerca de dois terços dos alunos que ingressaram fizeram-no por ter escolhido a nossa escola como 1.ª ou 2.ª opção. Vai ser uma viagem original, ainda com muita incertezas no horizonte, mas vamos dar aos nossos alunos aquilo que de melhor temos para combater estas incertezas: o nosso conhecimento, o nosso empenho e o nosso afeto; no fundo aquilo que faz desta faculdade centenária um lugar excecional", refere Pedro Almeida, subdiretor da Ciências ULisboa, a propósito destes resultados, conhecidos este domingo.

De acordo com a Direção-Geral do Ensino Superior, este ano apresentaram-se a concurso 62561 candidatos, 50964 novos estudantes foram admitidos no ensino superior público, tendo sobrado 6050 vagas para a 2.ª fase do CNA, que começa hoje e termina a 9 de outubro.

ACI com AEPQ Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt