Projeto da FCiências.ID termina em 2021

Novo livro vermelho

Mamíferos em Portugal continental

cabra-montês

Uma das espécies mais ameaçadas em território português é a cabra-montês

unsplash - Sebastian Gómez
logotipo
Maria da Luz Mathias é a coordenadora geral do projeto, iniciado em 2019

Dezenas de cientistas, técnicos e vigilantes da natureza do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, bem como cidadãos uniram-se em prol do novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal continental. O objetivo é melhorar até 2021 o conhecimento destas espécies e dessa forma contribuir para o estabelecimento de medidas e ações de conservação.

Este projeto pretende avaliar o risco de extinção de 74 mamíferos analisados em 2005, aquando da publicação do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, e de novas espécies recorrendo aos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN); e simultaneamente, avaliar o estado de conservação das espécies abrangidas pela Diretiva Habitats, realizada a cada seis anos.

O novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal continental pressupõe a criação de uma base de dados com os aspetos da ecologia, distribuição e abundância destas espécies. “O cumprimento deste objetivo irá permitir melhorar o conhecimento sobre o estado de conservação e estatutos de ameaça das espécies de mamíferos terrestres e marinhos presentes em território continental”, diz Maria da Luz Mathias, coordenadora geral do projeto, professora do Departamento de Biologia Animal e investigadora no Centro de Estudos do Ambiente e Mar (CESAM), polo da Ciências ULisboa.

Este projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020, União Europeia – Fundo de Coesão e pelo Fundo Ambiental e tem como beneficiário a FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e como parceiro o ICNF. A coordenação científica é do CESAM e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), polos da Ciências ULisboa, e conta como parceiros de execução com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Évora, o ICETA - Instituto de Ciências, Tecnologias Agrárias e Agroambiente da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO) e a empresa Mesocosmo - Consultoria, Tecnologia e Serviços Científicos, Unipessoal Lda. Todas as entidades integram uma Comissão Técnico-Científica que acompanha e orienta o desenvolvimento dos trabalhos e questões de natureza metodológica do projeto.

A criação desta base de dados pretende colmatar as lacunas de conhecimento decorrentes da falta de monitorizações sistemáticas a nível nacional. A área de intervenção abrange todo o território continental, em especial a Rede Nacional de Áreas Protegidas e as Zonas Especiais de Conservação da Rede Natura 2000.

Algumas das espécies mais ameaçadas em território português são a cabra-montês (Capra pyrenaica), o lince-ibérico (Lynx pardinus), o morcego-de-ferradura-mediterrânico (Rhinolophus euryale), classificados como criticamente em perigo de extinção. Como espécies em perigo foram identificados o lobo-ibérico (Canis lupus), o morcego de Bechstein (Myotis bechsteinii) e a baleia-comum (Balaenoptera physalus).

Também a avaliação de 2019, realizada pelo ICNF, com contributos de peritos, para as espécies protegidas no âmbito da Diretiva Habitats, identificou nove espécies com estado de conservação desfavorável, e 33 espécies com estado desconhecido, e voltou a confirmar situações desfavoráveis para espécies como o toirão, gato-bravo, rato de Cabrera e toupeira-de-água.

Saiba como pode colaborar nesta iniciativa que tem Clara Grilo, como coordenadora executiva. A investigadora do CESAM Ciências ULisboa explica o que fazer se encontrar um mamífero atropelado. Vale a pena recordar: "Estradas ameaçam milhões de aves e mamíferos na Europa".

Pode acompanhar o desenvolvimento do projeto através do site www.livrovermelhodosmamiferos.pt e redes sociais Facebook, Twitter e Instagram

Os promotores deste projeto, iniciado o ano passado, pensam que o risco de extinção de algumas espécies de mamíferos pode ter-se acentuado nos últimos 15 anos.

Paralelamente, desde 2005, foram registadas 12 espécies novas no território continental português: o rato-das-neves (Chionomys nivalis), o morcego-hortelão-claro (Eptesicus isabellinus), o morcego-de-bigodes de Alcathoe (Myotis alcathoe), o morcego-de-franja-críptico (Myotis crypticus), a baleia de Bryde (Balaenoptera edeni), o golfinho de Fraser (Lagenodelphis hosei), o golfinho-de-laterais-brancas do Atlântico (Lagenorhynchus acutus), o golfinho-de-bico-branco (Lagenorhynchus albirostris), o golfinho-malhado do Atlântico (Stenella frontalis), o cachalote-anão (Kogia sima), a baleia-de-bico de Sowerby (Mesoplodon bidens) e a baleia-de-bico de True (Mesoplodon mirus).

ACI Ciências ULisboa com Lurdes Dias, Comunicação Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental