Aula aberta de Técnicas da Compilação

Compiladores para motores de jogos: uma tour da Unity

Transmissão através de Videoconferência

Oradora: Andreia Gaita.

Abstract: A Unity é uma plataforma de criação de jogos que combina uma grande variedade de ferramentas para programadores e designers com um motor de jogos que corre em 27 plataformas. Para isto, a Unity usa vários compiladores e transpiladores que cumprem uma grande variedade de funções, incluindo alguns criados internamente para propósitos muito especializados. Nesta palestra vamos olhar para o ecossistema de compiladores e transpiladores da Unity, as várias necessidades de um motor de criação de jogos, e os vários desafios de correr e manter todos estes compiladores em produção.

Bio: Andreia Gaita é uma programadora freelance, criadora de jogos e ferramentas, especialista em portar aplicações e jogos para desktop e consolas e contribuidora de projetos open source. Nos últimos 18 anos foi chefe de engenharia da Editor Tools team do GitHub, onde lançou o GitHub for Visual Studio e o GitHub for Unity; passou uns tempos na Unity com a equipa de Scripting; deu uns anitos ao projeto Mono na Novell e Xamarin, onde portou o Silverlight para Linux, o compilador F#, Winforms, OpenTK para Android, entre outros. Passa o tempo por estes dias em Copenhaga, voltando de vez em quando a Lisboa para matar saudades das bicas e dos pastéis de nata.

Twitter: https://twitter.com/sh4na
GitHub: https://github.com/shana

Transmissão em direto: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93095166593.

16h30
Departamento de Informática