COVIDETECT cria sistema de alerta precoce do vírus SARS-CoV-2

Investigação em águas residuais

AdP lidera consórcio. Ciências ULisboa assegura coordenação científica

Última Revisão —
ETAR de Alcântara

ETAR de Alcântara

Águas de Portugal

O projeto de investigação começa esta segunda-feira, dia 20 de abril. A primeira fase corresponderá à validação do método e deverá ficar concluída daqui a um mês, seguindo-se a monitorização de cinco ETAR durante os seis meses seguintes, paralelamente com a modelação eco-epidemiológica das cargas virais e sequenciação dos genomas de SARS-CoV-2 presentes nas águas residuais.

O Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC) anunciou esta segunda-feira, dia 20 de abril, o lançamento do projeto de investigação COVIDETECT e a criação de um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2, agente etiológico da COVID-19, através da análise de águas residuais.

O COVIDETECT é coordenado pela AdP – Águas de Portugal e pretende materializar-se numa ferramenta de deteção, quantificação, caracterização e modelação do vírus através da análise em cinco Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR). Ciências ULisboa assegura a coordenação científica deste consórcio e as atividades de modelação da dinâmica de SARS-CoV-2 na rede de saneamento, modelação eco-epidemiológica e reconstrução dos genomas virais.

Além da Faculdade também participam neste consórcio o Laboratório de Análises do Instituto Superior Técnico da ULisboa, responsável pelo desenvolvimento das metodologias para a deteção e quantificação do SARS-CoV-2 nas águas residuais; a Águas do Tejo Atlântico, a Águas do Norte e a SIMDOURO enquanto entidades gestoras de saneamento das regiões de Lisboa e norte de Portugal; e a Direção-Geral da Saúde como parte do advisory board. A EPAL e a Águas do Douro e Paiva também estão representadas nesta iniciativa, integrando o advisory board.

A criação de um sistema de alerta precoce da presença do vírus SARS-CoV-2 através da análise de águas residuais deverá contribuir para melhorar a resposta face a eventuais novos surtos da doença COVID-19. De acordo com nota de imprensa do Gabinete do MAAC este é um projeto prioritário.

A monitorização regular da presença de SARS-CoV-2 em efluentes, nos locais de maior densidade populacional e nas redes junto aos hospitais de referência para doenças infeciosas, possibilitará conhecer o perfil de contaminação das águas residuais com material genético do vírus e sua relação com o número de infetados conhecidos. O projeto de investigação COVIDETECT decorre da evidência da excreção fecal (não se descartando a excreção urinária) do agente etiológico da COVID-19 em indivíduos infetados.

Atendendo à impossibilidade de testar toda a população, ao tempo de incubação do vírus até ao desenvolvimento de sintomas e à sua presença em indivíduos assintomáticos, esta monitorização pode constituir uma importante ferramenta como early warning system, aferindo-se a circulação do vírus na população antes da sua disseminação na comunidade.

Da parte da Ciências ULisboa alguns dos participantes do consórcio também são investigadores no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) e Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL).

O objetivo final é usar as ETAR como watch dog da circulação de SARS-CoV-2 na população e estabelecer um sistema de alerta precoce que transfira informação para as autoridades competentes e contribua para melhorar a capacidade de preparação e de resposta do país face a eventuais novos surtos.

"Se tudo correr bem, graças às medidas de contenção, a incidência da doença vai descer. Esperamos ver isso de forma mais clara no final deste mês. Era importante acompanhar o impacto dessa descida nas águas residuais. É um indicador indireto da carga da infeção na comunidade, carga que até agora vemos sobretudo no número de casos sintomáticos", revela Manuel Carmo Gomes no programa "Da Capa à Contracapa" da Rádio Renascença em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

ACI Ciências ULisboa com Gabinete do MAAC
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt