Plano de Contingência em Ciências ULisboa

COVID-19

Medidas em vigor até 27 março 2020

O Plano de Contingência em Ciências COVID-19 foi divulgado pela comunidade da Faculdade no passado dia 28 de fevereiro, na sequência das orientações da DGS, estando em constante atualização

www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Informações úteis

  • Número de emergência na Faculdade: Qualquer membro da Faculdade que se encontre no campus e apresente sintomas e ligação epidemiológica (compatíveis com a definição de caso suspeito de COVID-19) deve contactar o número de emergência em Ciências (extensão interna 20000 ou número direto 217 500 600)
  • covid19@ciencias.ulisboa.pt: contacto preferencial para todas as comunicações e informações relativas ao coronavírus/COVID-19
  • As informações relacionadas com a COVID-19 estão em permanente atualização no site da DGS e no site da Faculdade.

A Direção da Ciências ULisboa determinou um conjunto de medidas que pretendem contribuir para a contenção da propagação do novo coronavírus e que vigoram até ao próximo dia 27 de março, podendo ser ajustadas conforme a necessidade e a evolução da situação.

As medidas implementadas no âmbito do Plano de Contingência em Ciências COVID-19 não implicam o fecho da Faculdade, estando apenas relacionadas com alguma restrição no acesso às instalações e a promoção do teletrabalho. O atendimento da maioria dos serviços passa a ser feito por meios de comunicação não presenciais, disponíveis no site da Faculdade. As atividades letivas presenciais estão a ser substituídas, sempre que possível, por instrumentos de ensino a distância, como é o caso da realização de aulas por videoconferência, ou outra solução equivalente. Os alunos estão a ser encorajados a participar a partir dos seus domicílios. Todos os eventos públicos e atividades letivas presenciais estão suspensos, as bibliotecas e espaços-estudante também estão encerrados.

O Plano de Contingência em Ciências COVID-19 foi divulgado pela comunidade da Faculdade no passado dia 28 de fevereiro, na sequência das orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), estando em constante atualização. Este plano inclui os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância a adotar perante qualquer elemento da Faculdade com sintomas da infeção pelo novo coronavírus SARSCoV-2, agente causal da COVID-19. A Faculdade disponibiliza no seu site todos os comunicados emitidos até ao momento sobre este assunto, informações úteis sobre o coronavírus, entre outras orientações e informações relevantes emanadas pela DGS.

Scripta manent. O que se escreve, fica, permanece.
Leia o artigo "O novo coronavírus: factos, respostas e previsões" da autoria de Manuel Carmo Gomes, professor do Departamento de Biologia Vegetal da Ciências ULisboa, publicado no jornal Público.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
COVID-19