Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT - DHFC, FCUL

Contar com os céus: os lugares dos astros segundo os cânones e as tábuas Afonsinas (Evento Cancelado)

Sala 8.2.16, FCUL, Lisboa
Texto antigo

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-19).

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.


Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita. É organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL) desde 2018, e é dedicado à História da Astronomia Antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Contar com os céus: os lugares dos astros segundo os cânones e as tábuas Afonsinas

Resumo: Durante os séculos XIV e XV as tábuas astronómicas mais usadas no Ocidente eram as chamadas Tábuas Afonsinas, concebidas em Paris a partir do material oriundo dos astrónomos do Rei Afonso o Sábio. Estas tábuas caracterizam-se por adotar radicalmente a notação sexagesimal, tanto para a medida do tempo como para a medida do espaço (ângulos). Nesta sessão apresentar-se-ão brevemente o âmbito e a estrutura das tábuas e, como exemplo de uso, calcular-se-ão os lugares do sol e de um planeta recorrendo às tábuas de forma a perceber a prática de cálculo comum na idade média latina.

14h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / DHFC - Departamento de História e Filosofia das Ciências