Crónicas em Ciências

Kamil Feridum Turkman e Jessica Lomba distinguidos pela SPE

Estamos já a preparar a participação no congresso da SPE de 2020, que irá coincidir com as comemorações dos 45 anos do CEAUL, os 40 anos da SPE e o Dia Mundial da Estatística

unsplash - Stephen Dawson
Tiago Marques
Tiago Marques
Fonte Rogers Media

Entre 6 e 9 de novembro de 2019, em Amarante, decorreu o XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE).

O Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) teve uma presença bastante expressiva, contando com 56 dos seus membros entre os 208 inscritos no congresso.

Talvez o maior indicador do peso que o CEAUL representa no panorama da Estatística a nível nacional, seja a percentagem de comunicações orais (65%) e de posters (60%) que incluíam a participação de membros do CEAUL. Além disso, dois membros do Centro foram distinguidos com os dois prémios científicos atribuídos em 2019 pela SPE.

Por um lado, o prémio carreira foi entregue ao professor Kamil Feridum Turkman, por outro, o prémio SPE para o melhor trabalho de um estatístico com menos de 35 anos foi dado à aluna de doutoramento Jessica Lomba.

Congresso SPE
O prémio carreira foi entregue ao professor Kamil Feridum Turkman
Imagem cedida por CEAUL

Este é um excelente sinal de vitalidade, porque se o primeiro prémio demonstra que o CEAUL tem pessoas com uma contribuição notável para a Estatística em Portugal, é o segundo que garante que existe potencial para renovar o Centro de Investigação.

Estamos já a preparar a participação no congresso da SPE de 2020, que irá coincidir com as comemorações dos 45 anos do CEAUL, os 40 anos da SPE e o Dia Mundial da Estatística.

Numa época em que cada vez mais a sociedade em que vivemos se apercebe de que os dados são o equivalente ao petróleo no século XX - só é preciso saber transformá-los em informação útil - a literacia estatística tornou-se uma qualidade essencial para uma cidadania plena.

O CEAUL reconhece essa importância e pretende continuar a desenvolver trabalho para aproximar os estatísticos portugueses, com o intuito de melhorar as suas contribuições para a sociedade do século XXI.

Congresso SPE
A aluna de doutoramento Jessica Lomba foi distinguida com o prémio SPE para o melhor trabalho de um estatístico com menos de 35 anos
Imagem cedida por CEAUL

 

Tiago Marques, professor DBA Ciências ULisboa e investigador do CEAUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt