Matemática, uma forma de vida (Evento Cancelado)

Sala 6.1.36, FCUL, Lisboa

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa relativo ao novo Coronavírus (COVID-19).

Mais informações: https://ciencias.ulisboa.pt/pt/saude.


Sessão com a presença de Laurent Lafforgue e Nigel Hitchin, dois matemáticos de grande prestígio que aceitaram o desafio de conversar com a comunidade matemática de Ciências sobre a Matemática - passado, presente e futuro.

Os resultados de Laurent Lafforgue foram essenciais no âmbito do Programa de Langlands em Teoria dos Números, merecendo-lhe a Medalha Fields, simultaneamente com Vladimir Voevodsky, em 2002. Foi premiado em 2000 com a Clay Research Award. Tem uma visão muito própria sobre o ensino da Matemática: interessante ler "L'affaire Lafforgue" do nosso colega Jorge Buescu, publicado na Revista da Ordem dos Engenheiros Ingenium, II Série, N.º 91, Janeiro/Fevereiro 2006.

Nigel Hitchin é um matemático com enorme influência em várias áreas: de forma não exaustiva, Geometria Simplética e de Poisson, Geometria Algébrica, Física-Matemática e Teoria das Cordas,  para as quais contribuiu de forma fundamental. É famoso pela introdução da noção de fibrados de Higgs no âmbito do estudo das equações de Yang-Mills auto-duais. Entre os seus numerosos alunos conta-se Simon Donaldson, medalha Fields 1986 e entre os seus prémios conta-se o prémio Shaw em 2016, considerado o Prémio Nobel do Oriente.

Cartaz da sessão "Matemática, uma forma de vida"

16h30-18h00
Departamento de Matemática