Opinião

Ensino da Bioquímica em Portugal

Primeira prova das OUB

Primeira prova das OUB

DQB Ciências ULisboa
Rosto de Francisco Pinto
Francisco Pinto
Imagem cedida por DQB Ciências ULisboa

A primeira licenciatura em Bioquímica em Portugal iniciou-se há 40 anos na Universidade de Coimbra e um ano depois nas Universidades de Lisboa e do Porto.

Em 1996, quando entrei em Bioquímica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa), existiam apenas quatro licenciaturas no país com um número total de vagas de 140. Éramos poucos e, frequentemente, passávamos pelo embaraço de tentar explicar a amigos e familiares o que era a Bioquímica.

“O bom desempenho nestas provas é um reflexo da qualidade dos nossos alunos e da formação em Bioquímica da Faculdade.”
Francisco Pinto

Hoje existem 12 licenciaturas de Bioquímica em Portugal com um total de 615 vagas. Este crescimento da comunidade estudantil permitiu alcançar um dinamismo importante, principalmente entre os núcleos de estudantes das várias universidades. Em conjunto, organizam anualmente o Encontro Nacional de Estudantes de Bioquímica que irá decorrer em abril na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No final de 2019 avançaram com nova iniciativa: as Olimpíadas Universitárias da Bioquímica (OUB). Com o apoio da Sociedade Portuguesa de Bioquímica e de docentes de várias instituições do país, prepararam uma prova escrita desafiante que foi realizada por 96 estudantes (18 da Ciências ULisboa) de oito licenciaturas de Bioquímica. Os estudantes que obtiveram as 40 melhores classificações vão participar na fase final que decorrerá entre 14 a 16 de fevereiro em Coimbra, com nova prova escrita, palestras, workshops e, claro, muito convívio. Foram selecionados 11 alunos da Faculdade, sendo a nossa licenciatura a mais representada na fase final. O bom desempenho nestas provas é um reflexo da qualidade dos nossos alunos e da formação em Bioquímica da Faculdade.

 

Francisco Pinto, professor do DQB Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt