Crónicas em Ciências

Empty Space of the Unknown/Nothing Is Right Now - Part 3

A Galeria Ciências acolhe até 15 de novembro a exposição “Empty space of the Unknown/ Nothing Is Right Now” da artista Katrin von Lehmann. No dia 13 de novembro há uma visita guiada

ACI Ciências
Catarina Pombo Nabais
Catarina Pombo Nabais
Fonte ACI CIências ULisboa

A Galeria Ciências acolhe até dia 15 de novembro a exposição “Empty space of the Unknown/ Nothing Is Right Now” da artista Katrin von Lehmann. A exposição é o resultado final de uma residência artística no SAP Lab – Science Art Philosophy Laboratory do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa (CFCUL).

Ainda me lembro quando recebi a Katrin von Lehmann pela primeira vez, dizendo que gostaria de perceber um pouco da obra do filósofo Gilles Deleuze e da sua influência na Arte e na Ciência. Foi daí que surgiu a ideia das conversas, onde haveria uma artista (a Katrin), uma investigadora de Filosofia (eu) e cientistas.

Convidei então os professores Ana Paula Cláudio, Beatriz Carmo, Belarmino Barata e José Croca, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, José Félix Costa, do Instituto Superior Técnico e Luís Graça do Instituto de Medicina Molecular. Do CFCUL convidei ainda os investigadores João Cordovil, Paulo Castro e Sara Fuentes. Ao longo de cinco sessões, este pequeno grupo reuniu-se uma vez por semana, na Faculdade, em torno de um tema fundamental: os processos criativos e as práticas de experimentação em Ciência.

Visitar esta exposição, sabendo que é o resultado final de uma residência artística com cientistas de várias áreas, é entrar na pesquisa de Katrin von Lehmann sobre o desenho usando o método artístico de experimentação, assim como na aventura interdisciplinar que pretende, a partir da Filosofia, perceber um pouco mais das possíveis relações entre Arte e Ciência. Esta 4ª feira, às 18h00, Katrin von Lehmann fará comigo uma visita guiada à exposição.

Nota da redação: Catarina Pombo Nabais coordenou a residência e a exposição.

Catarina Pombo Nabais, investigadora do Departamento de História e Filosofia das Ciências e coordenadora do SAP Lab do CFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt