Encontro sobre Mamíferos Marinhos em Ciências ULisboa

O EMMA 2019 reúne mais de duas dezenas de investigadores que vão apresentar e debater a mais recente investigação realizada em Portugal com golfinhos, baleias e cachalotes

Ana Rita Amaral

“Este encontro será bastante importante para a comunidade científica portuguesa que faz investigação em mamíferos marinhos. Daqui poderá surgir um esforço de coesão e estabelecimentos de colaborações na área que ajudem a expandir o conhecimento sobre estes animais e o seu habitat.”
Ana Rita Amaral, investigadora do Departamento de Biologia Animal da Ciências ULisboa e do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c), membro da Comissão Organizadora do EMMA 2019

 A 1.ª edição do Encontro sobre Mamíferos Marinhos (EMMA 2019) realiza-se em Ciências ULisboa, no auditório da FCiências.ID, sito no edifício C1, piso 3, no próximo dia 15 de novembro, e visa reunir a comunidade científica e empresarial que trabalha com mamíferos marinhos em Portugal.

O EMMA 2019 deverá juntar mais de 100 participantes e reunir mais de duas dezenas de investigadores portugueses, de norte a sul do país, incluindo os Açores e a Madeira, que vão apresentar e debater a mais recente investigação realizada em Portugal com golfinhos, baleias e cachalotes, por exemplo.

De acordo com a notícia publicada pelo cE3c “o turismo aliado à investigação em cetáceos, o papel da ciência cidadã para conhecer e conservar os mamíferos marinhos, e planos de monitorização de diversas espécies de mamíferos marinhos e a sua ligação com áreas como as energias renováveis e a gestão de recursos pesqueiros são alguns dos temas do programa do EMMA 2019, que pretende também aproximar os estudantes dos centros de investigação e dos investigadores que trabalham nesta área”.

“Há claramente uma necessidade de desenvolver novo conhecimento e responder a perguntas concretas nesta área. É fundamental criar um sentido de comunidade entre aqueles que trabalham nesta área, e esse será provavelmente o objetivo mais ambicioso deste encontro. Se daqui surgir uma forma mais fluida para essa comunidade interagir e criar simbioses o objetivo do EMMA terá sido atingido.”
Tiago Marques, investigador do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e na Universidade de St Andrews, no Reino Unido, membro da Comissão Organizadora do EMMA 2019

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt