Seminários de Estatística

Avaliação do Risco Cardiovascular na Atividade Seguradora

Sala 6.4.31, FCUL, Lisboa

Por Joana Fernandes (MULTICARE e CMAFcIO).

Hoje em dia, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e incapacidade em Portugal. Tal como acontece na maioria dos países desenvolvidos, em Portugal tem-se verificado um envelhecimento demográfico da população, como resultado do declínio da natalidade e do aumento da longevidade. Face a esta realidade, as seguradoras de saúde têm de ser capazes de adequar a sua oferta à evolução demográfica.

Tendo as doenças cardiovasculares uma tendência de prevalência crescente com a idade e estando também elas associadas a um grande número de incapacidades que acarretam custos avultados, o envelhecimento da população torna premente a necessidade de estudar com maior detalhe o risco em questão.

Esta apresentação está associada a um Doutoramento em Empresas, realizado entre Ciências e a Multicare. O objetivo final do estudo consiste em analisar a viabilidade, para a empresa, em segurar o risco cardiovascular de uma forma mais específica do que o comercializado no Mercado Português. Assim, apresenta-se a construção e implementação de um modelo de cálculo de prémio para o risco inerente às doenças cardiovasculares, numa perspetiva anual renovável.

Seminário no contexto do MEIO - Mestrado de Estatística e Investigação Operacional.

18h10