Noites no Observatório - Buracos Negros: Novos Horizontes

Sessão por Francisco Lobo, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

25 de Maio, 2019, no Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva, Lisboa

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Duas importantíssimas descobertas recentes estão a ajudar os cientistas a revelar os segredos que estes objetos extraordinários abrigam: a deteção de ondas gravitacionais, que resultam da colisão cataclísmica entre dois buracos negros, e a primeira imagem de um buraco negro supermassivo, obtida pelo projeto Event Horizon Telescope.

Nesta palestra, Francisco Lobo recorda a viagem histórica do pensamento humano sobre estes misteriosos objetos, e explora os engenhosos mecanismos que o ser humano inventou para os conseguir detetar.

+info: http://divulgacao.iastro.pt/pt/evento...

Noites no Observatório: A viver de perto o Universo no último sábado de cada mês. As Noites no Observatório são organizadas pelo Instituto de Astrofisica e Ciências do Espaço, em parceria com o Planetário Calouste Gulbenkian - Centro de Ciência Viva.