Lançamento de livro da autoria de Pedro M. P. Raposo, editado pela Imprensa da Universidade de Lisboa

O Gigante da Tapada - Campos Rodrigues (1836-1919) e o Observatório Astronómico de Lisboa

MUHNAC, Lisboa
Lançamento do livro da autoria de Pedro M. P. Raposo "O Gigante da Tapada - Campos Rodrigues (1836-1919) e o Observatório Astronómico de Lisboa"

O lançamento será precedido de uma visita guiada à exposição E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse pela comissária Ana Simões, com início às 16h30.

Biografia do autor

Pedro M. P. Raposo é historiador das ciências e profissional do mundo dos museus. Desempenha actualmente o cargo de curador e director de colecções no Planetário Adler, em Chicago. Nesta qualidade, é responsável por uma das mais importantes colecções mundiais de instrumentos científicos e livros raros na área da história da astronomia. É doutorado em História das Ciências pela Universidade de Oxford, onde o seu projecto doutoral foi distinguido com o Magellan Prize. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, investigador integrado do Centro Inter-Universitário de História das Ciências e da Tecnologia, assistente convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigador visitante no Instituto Max Planck para a História da Ciência em Berlim. Em 2016, a exposição What is a Planet? (Planetário Adler, 2016–2019), de que foi curador, foi distinguida com o primeiro prémio da Great Exhibitions Competition da British Society for the History of Science.

17h30