Ações de Formação Pedagógica para Docentes

Iniciação à Prática Pedagógica

Sala 8.2.03, FCUL, Lisboa
ULisboa: https://www.ulisboa.pt/info/formacao-pedagogica-para-docentes

O objetivo deste curso é apoiar o desenvolvimento docente, incentivando a reflexão sobre estratégias de ensino que podem ser utilizadas no ES. Pretendem-se discutir as várias fases do processo, desde a construção e planificação de uma unidade curricular, passando pelas estratégias de ensino aprendizagem, à avaliação e classificação, e à supervisão/orientação individual. Assumindo que o mais importante é o que os estudantes aprendem e que a eficácia do ensino é resultado sobretudo do que o estudante faz, enfatizam-se estratégias de participação e envolvimento ativos dos estudantes na sua própria aprendizagem.

Alguns tópicos a abordar incluem: definição de metas curriculares e objetivos de aprendizagem; planificação de atividades de aprendizagem; seleção e desenvolvimento de materiais para apoiar o curso; gerir debates, levantando problemas, ouvindo e questionando; estilos de aprendizagem; aprender através da escrita: artigos, diários e relatórios; aprendizagem experimental: laboratórios, trabalho de campo e pesquisa colaborativa; aprendizagem pelos pares, a aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa; aprendizagem baseada em projetos: ensino com casos, simulações e jogos; estratégias de avaliação: feedback, acompanhamento e promoção da aprendizagem, classificar; últimas aulas e avaliações dos professores; supervisão e orientação individuais (em pequeno grupo?).

Formação a decorrer nos dias 25 e 26 de junho de 2019.

Inscrições

 

Formadores: Luís Tinoca  e Jorge Ramos do Ó (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).