História dos cavalos modernos

Última Revisão —

O estudo reuniu dados à escala genómica de 278 espécimes de cavalos, abrangendo os últimos 42.000 anos

unsplash - Christine Mendoza

O artigo divulgado este mês na revista Cell inclui a participação de Maria do Mar Oom, investigadora do polo de Ciências do cE3c e de Cristina Luís, investigadora do polo de Ciências do CIUHCT, MUHNAC e CIES-ISCTE-IUL, que coordenou o desenvolvimento do trabalho da equipa portuguesa.

Uma equipa internacional constituída por 121 cientistas reconstruiu a complexa história dos cavalos domésticos.

Os cientistas acompanharam a uma escala geográfica global as transformações no genoma do cavalo, desde as primeiras etapas da domesticação, passando pelo legado de importantes civilizações equestres até a revolução da agronomia moderna. O estudo reuniu dados à escala genómica de 278 espécimes de cavalos, abrangendo os últimos 42.000 anos.

Este trabalho juntou arqueólogos, geneticistas e biólogos evolutivos de 85 instituições. A investigação liderada por Ludovic Orlando, professor do CNRS/Universidade de Paul Sabatier, em França e da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, contou com o apoio do Conselho Europeu de Investigação e da Fundação Velux e faz parte do projeto PEGASUS, com duração prevista até 2021.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt