Sustentabilidade no ensino superior

“Mostramos que estamos no bom caminho e que já temos muitas ações desenvolvidas e que temos potencial para ir muito mais longe”, comenta Margarida Santos-Reis, uma das oradoras do seminário

ACI Ciências ULisboa

Margarida Santos-Reis, subdiretora de Ciências ULisboa, foi uma das oradoras do seminário “Integrating the Sustainable Development Goals into Higher Education”, ocorrido no passado dia 21 de março, no ISCTE-IUL.

Um dos casos de estudo apresentado durante o acontecimento foi o da Faculdade. “Mostramos que estamos no bom caminho e que já temos muitas ações desenvolvidas e que temos potencial para ir muito mais longe”, comentou Margarida Santos-Reis que fez um balanço muito positivo do seminário, sobretudo das experiências internacionais que foram apresentadas, nomeadamente por Peter Hobson, professor da Writtle University College e Pierre Ibisch, professor da Eberswalde University for Sustainable Development .

O acontecimento coorganizado pelo ISCTE-IUL e por Ciências ULisboa visou reforçar as sinergias entre as diferentes entidades presentes e debater a importância das instituições de ensino superior na implementação das melhores práticas de sustentabilidade, destaque para as palavras de Peter Hobson que salientou a importância de envolver os estudantes universitários na tomada de decisões e a necessidade de aprendermos com os erros.


O acontecimento visou reforçar as sinergias entre as diferentes entidades presentes e debater a importância das instituições de ensino superior na implementação das melhores práticas de sustentabilidade
Fonte ACI Ciências ULisboa

Para Catarina Roseta Palma, diretora da Área de Sustentabilidade do ISCTE-IUL, “neste evento foram focadas questões essenciais para o futuro da humanidade (…) 2030 é já amanhã e todos temos de trabalhar”. A professora de Economia salientou a necessidade de mudar-se a educação dos jovens, capacitando-os a fazerem as coisas de outra maneira, implementando novas ideias. “Uma coisa interessante das universidades parceiras que visitaram foi perceber que tinham mudado a estrutura das suas faculdades, para uma abordagem baseada na solução”, concluiu.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt