Ciências marca presença em eventos do Health Cluster Portugal

Fadhil Musa, Rita Maçorano, Ana Faísca, Filipa Tomé e Francisca Canais

Fadhil Musa, Rita Maçorano, Ana Faísca, Filipa Tomé e Francisca Canais, durante os eventos do HCP

Ciências ULisboa

Ciências ULisboa esteve presente nos “Encontros com a Inovação em Saúde – 8.ª Edição” organizados pelo Health Cluster Portugal (HCP) no INL em Braga, no passado dia 4 de abril.

O HCP é um cluster que congrega os principais atores do setor da saúde em Portugal, desde centros de investigação a hospitais ou grandes empresas, e ao qual Ciências ULisboa é associada desde 2015. Estes encontros anuais têm como principal objetivo dar a conhecer o que melhor se faz em Portugal na área da saúde em investigação, desenvolvimento e inovação, e este ano contaram com a participação de mais de 300 pessoas.

Em paralelo, decorreu a 4.ª Edição do “Mercado de Inovação em Saúde”, dinamizada pelo HCP e pela Agência Nacional de Inovação / Enterprise Europe Network, onde estiveram presentes vários parceiros do HCP. Ciências ULisboa contou com a presença da responsável pela ligação ao HCP, Ana Faísca, membro do Gabinete de Apoio à Investigação, que organizou e coordenou a participação da Faculdade. O stand contou ainda com a participação Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), com a presença da Filipa Tomé, e de duas spin-offs de Ciências ULisboa incubadas no Tec Labs: a Delox, com o Fadhil Musa, e a Nevaro, com a Rita Maçorano e a Francisca Canais, que ao longo de todo o dia, procuraram não só divulgar as suas múltiplas valências científicas e de inovação na área da saúde, como também responder ao público que os procurou.

Amélia Pilar Rauter, presidente do Departamento de Química e Bioquímica e Coordenadora do Centro de Química e Bioquímica de Ciências ULisboa, foi uma das oradoras convidadas do Encontro, com uma intervenção subordinada ao tema "Sugar-Based Membrane Targeting Antibiotics" no painel "Innovation in tackling infectious diseases".

O “Mercado de Inovação Aberta em Saúde” pretende constituir-se como uma montra do potencial científico e tecnológico nacional na área da saúde e um ponto de encontro para o estabelecimento de parcerias entre academia, hospitais e indústria. Este ano, o evento teve como convidados delegações internacionais de Israel e da Galiza que participaram numa “missão inversa” do HCP.

Para mais informações sobre as atividades do HCP, contacte o Gabinete de Apoio à Investigação de Ciências ULisboa.

 

 

 

GAI e BioISI com ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt