Noites no Observatório

Assembleia Espacial Extraordinária

Planetário Calouste Gulbenkian, Lisboa
Noites no Observatório "Assembleia Espacial Extraordinária"

Nesta noite muito especial, temos o prazer de convidar para uma assembleia extraordinária, onde vamos debater alguns dos temas mais apaixonantes e relevantes da exploração espacial.

Neste mês, as Noites no Observatório celebram o seu 9.º aniversário numa sessão que promete ser de festa e repleta de surpresas.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Ao longo de 2019, a União Astronómica Internacional comemora os seus 100 anos de existência. As Noites no Observatório participam nesta celebração, juntando-se durante este ano aos múltiplos eventos e projetos a decorrer no mundo inteiro.


Nota Biográfica

Pedro Russo é professor de Astronomia e Sociedade na Universidade de Leiden, Países Baixos. É investigador associado do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e vice-presidente da Associação Nacional de Comunicadores de Ciência. Na sua carreira recebeu várias distinções, como o Prémio Seeds Special 2009, Menção Honrosa no Prémio Nacional de Indústrias Criativas em 2019, Scientix Melhor Recurso Educativo em 2015 e 2016, um dos 100 projetos mais inovadores em educação em 2017 e 2018 pela HundrED, e o prémio K. J. Cath Prize em 2018 pela Universidade de Leiden.

21h30
IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva