4.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Limite de Idade - A Longevidade na Literatura e na Ciência

Teatro Thalia, Lisboa

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 4.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência, intitulada Limite de Idade - A Longevidade na Literatura e na Ciência.

Dinis Pestana (Professor Jubilado de Ciências ULisboa) é o organizador das várias sessões que fazem parte deste ciclo.

Francisco Dionísio e Dinis Pestana falarão acerca do envelhecimento, da procura da juventude eterna, da fuga à morte, e de como estes temas sempre deslumbraram a humanidade.

Alexandre Quintanilha dirá algumas palavras sobre a obra do seu pai, o distinto geneticista Aurélio Quintanilha, a quem Vitorino Nemésio dedicou o seu livro Limite de Idade.

Isabel Fraga Alves abordará a longevidade de um ponto de vista estatístico, esclarecendo-nos sobre o que é a esperança de vida, as razões de esta estar a aumentar e as suas consequências.

Richard Zimler fará um breve comentário sobre a ressurreição, que é um tema central do seu livro O Evangelho Segundo Lázaro.

Estarão em foco nesta sessão obras de Nemésio, de Sena, de Beauvoir e de autores de divulgação científica, tais como Paul Davies e as suas máquinas do tempo, e as previsões para o futuro baseadas na Ciência, presentes em livros recentes de Yuval Noah Harari ou Michio Kaku. Falar-se-á, ainda, de Termodinâmica e de Física Quântica, bem como das explicações que as Biologias Molecular e Evolutiva nos dão para o envelhecimento. E, por fim, de como a idade não é um travão fatal à realização pessoal e à criatividade.

17h00