Fernando Roldão Dias Agudo

Falecimento

A Faculdade lamenta o triste acontecimento, apresentando as condolências aos familiares, amigos e colegas de Fernando Roldão Dias Agudo

Unsplash - Aaron Burden
Dias Agudo
Fernando Roldão Dias Agudo
Imagem cedida por DM Ciências ULisboa

Fernando Roldão Dias Agudo, jubilado de Ciências ULisboa desde o ano de 1996, faleceu no passado dia 23 de fevereiro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento, apresentando as condolências aos familiares, amigos e colegas de Fernando Roldão Dias Agudo.

Em memória do Professor Dias Agudo*

Licenciado em Ciências Matemáticas em 1947 e posteriormente também em Engenharia, concluiu o doutoramento em 1955 na área da Análise Funcional. Começou a lecionar na então Secção de Matemáticas da Faculdade em 1951, ascendendo sucessivamente às categorias de professor extraordinário em 1965 e de professor catedrático em 1968.

Ao longo dos anos foi marcando sucessivas gerações de estudantes que nas suas aulas encontravam um ensino atualizado, organizado e muito motivador e que eram frequentemente encorajados a realizar trabalhos científicos suplementares, desenvolvidos com autonomia. Para além da sua atividade de investigação, começada cedo, ainda enquanto estudante de licenciatura, e prosseguida em seguida com a sua tese de doutoramento e partir de um estágio pós-doutoramento realizado na Universidade de Berkeley, publicou livros didáticos muito utilizados pelos estudantes, especialmente na área da Álgebra Linear e Geometria Analítica e na da Análise Matemática, caracterizados, como a sua atividade docente por uma grande clareza e pelo conteúdo atual da exposição.

Para além da sua atividade científica na Faculdade, teve ainda ocasião de lecionar noutras escolas de que se podem destacar o Instituto Superior Técnico, o Instituto Superior de Agronomia, a Universidade de Lourenço Marques, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade da Beira Interior, tendo sido também sócio efetivo da Academia das Ciências de Lisboa desde 1979, onde exerceu vários cargos de grande responsabilidade.

Teve ainda ocasião de exercer múltiplas atividades na área da política científica nacional de que são de destacar as presidências da Junta Nacional de Investigação Científica e da Comissão Interuniversitária de Matemática Pura, Matemática Aplicada e Engenharia Geográfica.

* Texto da autoria do professor Armando Machado

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt