Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL

Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos

Sala 8.2.12, FCUL, Lisboa
Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita. É organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL) desde 2018, e é dedicado à História da Astronomia Antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos"

Resumo: Os relógios planetários que hoje se encontram em Paris, Viena, Kassel e Dresden são os únicos quatro autómatas existentes do séc. XVI. Os autores destes mecanismos ambicionavam materializar os movimentos dos planetas, do sol e da lua, com todos os detalhes, a saber: os movimentos não uniformes e as retrogradações dos planetas tal como as teorias de Ptolemeu os conceptualizavam. Os modelos geométricos de Ptolemeu serviram de padrão comum àquelas engrenagens complexas. Demostrar-se-á, através de alguns exemplos, que os autómatas apresentam diversas formas de transpor as mesmas teorias do domínio geométrico para a realidade mecânica.

14h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências