2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo

Teatro Thalia, Lisboa

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre o Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e o CEAUL em abril passado, irá realizar-se a 2.ª sessão de divulgação sobre Literatura e Ciência

Nesta 2.ª sessão, intitulada O Desconhecido Assusta e Fascina - Ciências, Humanidades e Risco: um Convívio Fecundo, os oradores, Dinis Pestana (Professor Jubilado de Ciências ULisboa) e Alexandre Quintanilha, falarão de livros como Frankenstein, de Mary Shelley, Dr. Jekyll and Mr. Hyde, de Robert Louis Stevenson, e Fausto, de Marlowe, Goethe ou Pessoa. O monstro Frankenstein ou o monstro “escondido” no Dr. Jekyll, libertado pelas substâncias psicotrópicas que o médico inventou e experimentou em si mesmo, atingiram um estatuto mítico que ilustra o fascínio mesclado de terror que marca o desconhecido.

Pretende-se ilustrar, com variados exemplos, que a representação literária do “conhecimento novo” prova que as novas ideias e conceitos científicos e sociais, assim como a sua aplicação, dão, frequentemente, origem a uma enorme criatividade nas Humanidades.

17h00
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa