Turismo de saúde

Última Revisão —
Lisboa

O projeto ALHTour visa potenciar a capacidade de inovação e de desenvolvimento de tecnologias de vida assistida para o sector do turismo de saúde na região de Lisboa

Octávio Pinto

Ciências é uma das cinco instituições da ULisboa que integra o projeto ALHTOUR, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa H2020 — Twinning of research institutions, no valor de €1.175.205,00, cuja conferência final ocorreu no final de novembro, no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da ULisboa.

O projeto ALHTour - iniciado em 2016 e que agora chega ao fim - é coordenado pela ULisboa e inclui ainda a colaboração das universidades de Maastricht, na Holanda, Católica de Leuven, na Bélgica e de Macerata, em Itália. Este projeto visa potenciar a capacidade de inovação e de desenvolvimento de tecnologias de vida assistida para o sector do turismo de saúde na região de Lisboa.

“Na Faculdade, o Departamento de Informática foi o mais ativo no âmbito do ALHTOUR. Daí a participação da Faculdade ter-se focado mais na componente associada às tecnologias de informação quando consideramos 'tecnologias de vida assistida'”, contextualiza Carlos Duarte, professor do Departamento de Informática, investigador do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala da Ciências ULisboa e um dos membros do projeto ALHTOUR.

Durante o projeto, investigadores de Ciências ULisboa realizaram visitas à Universidade Católica de Leuven para partilha de resultados da investigação realizados na área das tecnologias de vida assistida, assim como à Universidade de Macerata, cujo foco da visita visou a compreensão do processo de inovação usado nessa universidade, tendo em vista a sua disseminação na sociedade.

A área do turismo de saúde em Portugal tem uma implantação quase inexistente, apesar do potencial do País e em particular da região de Lisboa.

ICS ULisboa
A conferência final do projeto ALHTOUR ocorreu no final de novembro, no ICS ULisboa
Fonte ALHTOUR

 

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt