British Ecological Society

Fotografias da natureza

Concurso celebra diversidade da Ecologia e premeia fotografias de Adrià López Baucells

Adrià López Baucells

Imagem cedida por cE3c

O concurso de fotografiada BES, patrocinado pela editora Wiley, visa celebrar a diversidade da Ecologia. O júri é composto por seis eminentes ecologistas e fotógrafos.

A British Ecological Society (BES) anunciou esta sexta-feira, dia 30 de novembro, os vencedores do concurso anual de fotografia Capturing Ecology. Entre as várias fotografias premiadas encontram-se as de Adrià López Baucells, estudante do programa doutoral Biodiversidade, Genética e Evolução e investigador do polo de Ciências ULisboa do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

As fotografias vencedoras vão ser exibidas na conferência anual da BES, em Birmingham, em Inglaterra, entre 16 e 19 de dezembro e que reunirá 1500 ecologistas de mais de 40 países. No próximo ano estas obras de arte também vão ser tema de uma exposição, a ter lugar na capital de Inglaterra, entre 21 e 27 de janeiro de 2019.

No âmbito do doutoramento que está a realizar sob orientação dos professores Christoph  Meyer e Jorge Palmeirim, Adrià López Baucell, juntamente com outro colega de doutoramento, Ricardo Rocha, viveu durante dois anos na floresta amazónica, capturando e medindo morcegos. Durante uma dessas noites de amostragem de morcegos, Adrià López Baucell tirou a fotografia premiada.

“Essa foto foi tirada em colaboração com o meu querido colega Oriol Massana. Não poderia estar mais grato… Ele ensinou-me tudo o que sei sobre fotografia e também me apresentou a tecnologia de feixe de infravermelho. A ideia dessa imagem nasceu entre nós quando descobrimos pela primeira vez esta espécie de morcego Trachops cirrhosis, comendo as minúsculas rãs amarelas.”
Adrià López Baucells


Vencedor geral da categoria de estudante
Fonte BES 2018 Capturing Ecology Adrià López Baucells

Adrià López Baucells venceu nas categorias geral de estudante e de indivíduos e populações, com outras duas imagens. Atualmente o cientista encontra-se em trabalho de campo, em Madagascar. Sobre esta distinção, além de agradecer aos colegas Ricardo Rocha e Oriol Massana, comenta que se trata de uma excelente oportunidade para ajudar na conservação da Amazónia, sendo ainda uma oportunidade para conhecer outras pessoas que trabalham no mundo da fotografía da natureza.


Vencedor da categoria indivíduos e populações
Fonte BES 2018 Capturing Ecology Adrià López Baucells


Vencedor estudante da categoria indivíduos e populações
Fonte BES 2018 Capturing Ecology Adrià López Baucells

 

ACI Ciências ULisboa com cE3c
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt