Método de investigadora do CEAUL permite fornecer estimativas de desemprego com boa precisão

Prémio SPE 2018

Galardão atribuído a 28 de novembro, durante a Sessão Comemorativa do 38.º Aniversário da SPE

C6

O prémio será entregue a 28 de novembro, pelas 14h30, numa cerimónia pública a realizar no campus de Ciências ULisboa, no edifício C6, sala 6.4.30

Ciências ULisboa

Soraia Pereira
Imagem cedida por SP

O Prémio Sociedade Portuguesa de Estatística (SPE) 2018 é entregue a Soraia Pereira, investigadora do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL) e antiga aluna de Ciências ULisboa, esta quarta-feira, pelas 14h30, numa cerimónia pública a realizar no campus desta faculdade, no edifício C6, sala 6.4.30.

O galardão será atribuído durante a Sessão Comemorativa do 38.º Aniversário da SPE, um evento que inclui como orador convidado Carlos Braumann, presidente da SPE entre 2006 e 2012 e que proferiu a última lição, em maio passado, na Universidade de Évora.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido esta segunda-feira por Ciências ULisboa, a investigação realizada por Soraia Pereira apresenta “um método que contribui fortemente para a área das estatísticas oficiais, na medida em que incorporando informação geoespacial permite fornecer estimativas de desemprego com boa precisão”.

Soraia Pereira concluiu o mestrado em Estatística, em 2012, e o doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, em 2018, ambos em Ciências ULisboa. Atualmente, desenvolve a sua investigação no âmbito do projeto “Projeções do mercado farmacêutico em pequenas áreas”, que resulta de uma parceria entre o CEAUL e a empresa hmR – Health Market Research.

O Prémio SPE existe desde 1998 e visa estimular a atividade de estudo e de investigação científica em Probabilidades e Estatística.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt